top of page

Suplementos indispensáveis para o ciclismo.


Pedalar exige um considerável esforço físico, o que torna às vezes necessária a reposição de nutrientes na forma de suplemento.

Durante os treinamentos, competições, e até passeios intensos que com duração superior a uma hora, o ciclista necessita de mais energia para seguir até o final e perde muito líquido na forma de suor. Consequentemente, necessita de uma alimentação rica em carboidratos e eletrólitos. Os carboidratos podem ser ingeridos em forma de pós diluídos na água ou em gel.

Outro nutriente de grande importância, que pode ser suplementado em uma competição intensa, ou em um passeio de ciclismo é a proteína.


Gel de Carboidrato.


Quando ingeridos antes do pedal, ajudam a garantir melhor manutenção de energia durante todo tempo, evitando fadiga muscular. Depois das pedaladas os carboidratos auxiliam e potencializam a recuperação muscular. Durante os pedais ou competições mais longas,são indicados para evitar fadiga e que sua performance seja prejudicada. (Neste caso são indicados os géis de carboidratos, pois são mais práticos e você pode usar sem parar de pedalar.


BCAA.


São aminoácidos de cadeia ramificada (Valina, leucina e isoleucina) que auxiliam na recuperação e reconstrução da massa muscular, além de evitar o catabolismo muscular (perda de massa muscular) , em treinos ou pedais mais intensos.

Recomenda-se de 5 a 10 g por dia deste suplemento. “A ingestão deve ser feita antes ou durante a realização dos exercícios, para retardar o cansaço, ou imediatamente após o exercício, como um adjuvante da recuperação”.


Whey Protein.


Se você está praticando o ciclismo com a intenção de ganhar massa muscular você precisará adquirir uma quantidade relevante de proteína.

O Whey Protein corresponde a proteína que apresenta um alto nível em termos de qualidade e valor biológico quando comparada a outros suplementos existentes no mercado.

A escolha de uma suplementação proteica é fundamental para se manter saudável e também para o desenvolvimento de massa muscular que no caso serão bastante cobrados durante a prática do ciclismo.

Após a prática do ciclismo, o Whey irá auxiliar na recuperação do seu corpo, pois os aminoácidos presentes nesse suplemento são facilmente absorvidos e direcionados até os músculos para promover o reparo tecidual. Além disso o Whey Protein não deixa aquela sensação de peso estomacal pois sua digestão é rápida e fácil.

Com isso através da utilização desse suplemento você poderá adquirir as proteínas de que necessita sem que para isso o seu desempenho seja afetado.


Glutamina.


Para os adeptos do ciclismo que querem manter o seu sistema imunológico fortificado para não ocorrer prejuízos em sua performance esportiva, é de suma importância que ele faça uso do suplemento Glutamina pois ele irá desempenha com excelência esta função.

A glutamina corresponde ao aminoácido de maior abundância no tecido muscular. Na prática de atividades físicas intensas, como é o caso do ciclismo por exemplo, o corpo acaba sendo bastante exigido e o esgotamento físico que ocorre por conta disso acaba causando a perda de músculos e também uma redução na função imunológica do organismo.

Portanto a Glutamina pode ser considerada um nutriente muito importante para os adeptos do ciclismo sejam eles atletas ou não.


Bebidas Isotônicas.


As bebidas isotônicas são compostas por água, sais minerais e carboidratos, nutrientes importantes para a manutenção da atividade física de quem pedala, pois a perda deles através do suor afeta negativamente a resistência e a força.

A hidratação, nos diversos momentos do treinamento, do passeio ou da competição, é dependente das necessidades individuais de nutrientes, da duração do exercício, do clima, e do desgaste orgânico causado por cada modalidade específica, e influencia diretamente na performance, no equilíbrio hidroeletrolítico e na manutenção da temperatura corporal. O principal papel do isotônico não está somente no processo de reidratação, mas sim na reposição de eletrólitos e carboidratos perdidos na transpiração durante a atividade física. São chamados isotônicos por possuírem formulação semelhante ao plasma, o que facilita a absorção. Sua composição pode apresentar concentrações variadas de carboidratos (com no máximo 8% de açúcar), sódio (entre 46 e 115mg/100ml), cloro, potássio, vitaminas e minerais.Em atividades leves, a hidratação pode ser realizada apenas por água. A recomendação é ingerir 500ml de água 1 a 2 horas antes do exercício físico, e de 100 a 350 ml a cada 20 minutos. Porém, em atividades de longa duração e, principalmente quando mais de 2% do peso corporal é perdido pela transpiração, isotônico pode ser bem-vindo. A água de coco é considerada um isotônico natural por ser rica em eletrólitos, tais como sódio e potássio. Ela tem bem mais potássio do que os isotônicos industrializados, o que ajuda, juntamente com outros nutrientes e o alongamento, a prevenir cãibras. O teor de sódio, por outro lado, é inferior e pode não repor as perdas de um exercício mais prolongado e exaustivo. Pessoas hipertensas e doentes renais ou que tenham retenção de líquidos devem consultar seu médico antes de consumir bebidas isotônicas. E para garantir um bom desempenho ao ciclista, essa escolha deve ser feita e orientada por um nutricionista que acompanhe o atleta.


"Nunca saberemos o quão forte somos até que ser forte seja a única escolha."

Posts Recentes
Arquivo
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page