top of page

O que precisa saber para comprar uma Speed.


Nas últimas décadas, o valor de uma bike speed vem se tornando mais atrativo, facilitando o acesso a muitas daquelas tecnologias avançadas vistas no Tour de France, no Giro d’Italia e na Vuelta a España.

Porém, ao pesquisar a bike speed ideal para suas necessidades e começar com o ciclismo de estrada, a variedade de modelos disponíveis — com materiais e componentes dos mais diversos — pode ser intimidadora na hora da escolha.

Descubra neste post o que considerar ao comprar sua bike speed e como investir seu dinheiro da melhor forma!

Orçamento disponível para a bike speed

Em primeiro lugar, defina quanto você vai gastar na sua bike. Não existem valores exatos de investimento, porém é certo que, quanto mais leve e mais bem equipada, mais cara ela será.

Hoje em dia, é possível encontrar bons modelos de bike speed por preços razoáveis. Portanto, não se desespere, faça uma projeção do valor a investir e comece sua pesquisa a partir daí.


Material do quadro

O quadro, coração da bike, pode ser feito a partir de uma grande variedade de materiais, sendo os mais comuns alumínio, aço titânio e fibra de carbono, cada um com suas propriedades

O uso do alumínio representa uma considerável redução de peso em relação ao aço, que hoje é mais utilizado em bikes customizadas e por meio de ligas bem diferentes das de décadas atrás, inoxidáveis e não tão pesadas.

O titânio oferece uma combinação de leveza de alumínio e resistência de aço, é extremamente resistente a corrosões e continua com o preço um pouco elevado pela dificuldade que oferece em ser trabalhado. Além de não ser tão comum a sua comercialização.

Já um quadro de com fibra de carbono apresenta diversas qualidades, como o baixo peso, a eficiência na absorção de vibrações e impactos e a confiabilidade. Isso, por outro lado, pode fazê-lo estourar seu orçamento inicial, sendo que o próprio alumínio não fica tão atrás e sai muito mais em conta, em geral.


Tamanho do quadro x tamanho do ciclista

Como o dimensionamento tende a variar conforme o fabricante, é indispensável procurar a bike do tamanho certo para o seu corpo testando na loja — não apenas checando os quadros de referência.

Hoje existem métodos de medição para adaptar a bicicleta ao ciclista. O Bike Fit é uma realidade na maioria das Bike Shops, e é indispensável para a prática do ciclismo


Componentes

Comprando sua bike pronta ou montando-a conjunto por conjunto, considere a qualidade e o tipo dos principais componentes, como o grupo e as rodas:

  • Verifique se o grupo de componentes está em bom estado. Desgaste da corrente, desgaste da engrenagem traseira, cabos, conduítes, tudo isso deve estar de acordo com a proposta e valor da bicicleta a ser escolhida.

  • Prefira marcas já conceituadas. Analise o tipo de terreno que irá pedalar, a frequência dos seus treinos, pois uma roda extremamente leve, por exemplo, pode não ser a melhor escolha para um treino diário.

Design da bike speed

Duas bicicletas podem ser construídas do mesmo material e ainda possuírem comportamentos na estrada completamente diferentes devido ao design de cada uma. Em relação ao desenho do quadro, existe a divisão entre os tradicionais (de geometria reta, com o top tube paralelo ao chão) e os sloping (com o top tube curvo), que é o design seguido por quase todos os quadros atuais.

No geral, o tipo da bike speed tem enorme influência no desempenho na estrada e, conforme algumas definições, você deverá escolher o que se encaixa melhor no seu perfil dentre estes:

  • Racing: modelo voltado à competição ou uso geral. Quadro mais baixo, postura inclinada, com melhor aerodinâmica. Favorece performance perdendo em conforto em longas distâncias;

  • Endurance: para competições ou pedaladas de longa distância. Frente ligeiramente mais alta que na Racing, absorve melhor irregularidades na estrada e favorece o conforto. Geralmente, possui relação de marchas maior para as escaladas;

  • Cyclocross: para percorrer trechos de estrada sem pavimentação com desenvoltura. Pneus mais largos e marchas mais leves também favorecem esse uso off-road.

Uma bike speed é um grande investimento e, como qualquer outro, vale a pena gastar um tempo pesquisando. Siga essas nossas orientações ao considerar suas opções!

Posts Recentes
Arquivo
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page