top of page

Sapatilhas de Ciclismo, entenda sobre este acessório.



Você deve conhecer as sapatilhas para ciclismo, certo? Mas você sabia que, além de darem mais segurança, estabilidade e conforto durante suas pedaladas, elas também proporcionam uma melhor performance ao ciclista, além de evitarem possíveis lesões?

Separamos algumas informações bastante úteis que ajudarão a entender um pouco mais sobre a importância desse acessório. Leia agora!

QUAIS OS BENEFÍCIOS DE USAR A SAPATILHA?

Como dissemos, os principais benefícios são segurança, estabilidade, conforto e melhora no desempenho durante a prática do esporte.

A sapatilha vai impedir que o pé se solte do pedal acidentalmente e, com isso, dá mais segurança e firmeza ao ciclista. Em situações de queda, o ciclista pode soltar a sapatilha do pedal para evitar que se machuque gravemente.

Como o sapato fica preso ao pedal, o ciclista tem mais estabilidade e não movimenta os pés incorretamente, deixando a corrida mais confortável por não usar mais força que o necessário. Consequentemente, as sapatilhas evitam que o esportista sofra lesões e tenha dores nas articulações, aumentando, assim, seu desempenho.

PARA QUEM É INDICADO O USO DE SAPATILHAS PARA CICLISMO?

O ideal é que todos os ciclistas utilizem a sapatilha, devido aos benefícios mencionados anteriormente. Porém, é importante ressaltar que, se você ainda não tem prática com o acessório, é recomendado que treine o engate e desengate da sapatilha no pedal. Isso porque em situações emergenciais o esportista deve agir rapidamente para conseguir colocar o pé no chão. O mau uso das sapatilhas para ciclismo pode provocar acidentes e lesões.

Se você já tem prática, quer participar de competições ou mesmo melhorar seu desempenho, elas, com certeza, ajudarão nesse processo. Se você é novo no ciclismo, peça ajuda para alguém com mais experiência. Assim você não corre riscos de se machucar.

COMO ESCOLHER A SAPATILHA IDEAL?

A resposta aqui vai depender do tipo de ciclismo que você pratica. Existem sapatilhas específicas para diferentes situações, seja para o ciclista urbano, para quem pedala em estradas, faz cicloturismo ou pratica Mountain Bike, por exemplo.

Na hora de comprar a sua, certifique-se de escolher as sapatilhas indicadas para seu tipo de treino.

QUAIS OS TIPOS DE SAPATILHAS DISPONÍVEIS NO MERCADO?

Existem muitos tipos de sapatilhas para ciclismo, desde as mais básicas para quem está começando a arriscar suas pedaladas, até para os ciclistas veteranos que buscam alto desempenho e performance. Veja a seguir os principais tipos, que são divididos de acordo com a modalidade do esporte.

SAPATILHAS SPEED

São indicadas para os ciclistas que andam em vias urbanas asfaltadas. Têm como característica a leveza, apesar do material de que são feitas ser mais rígido para garantir a firmeza no encaixe.

Possuem o taquinho maior, com 3 pontos de apoio, posicionados em formato triangular, o que garante maior conforto e aumenta o rendimento do esportista. Contudo, esse design específico faz com que a sapatilha só possa ser utilizada para pedalar.

SAPATILHAS DE MOUNTAIN BIKE

Esse modelo é ligeiramente menos duro que o modelo de sapatilha speed. Por ser usado em longos trajetos, prioriza o conforto e a estabilidade dos ciclistas, motivo pelo qual possui altas travas e ranhuras que ajudam na fixação do pé e também protegem o taquinho, que tem dois pontos de fixação e permite que o pé alcance o chão em breves caminhadas, ao longo de trechos mais difíceis de lama e vegetação fechada, por exemplo.

SAPATILHAS ESTILO TÊNIS

Esse é o modelo mais versátil entre os que apresentamos, pois pode ser usado na cidade sem que o taquinho raspe o chão. O modelo da sapatilha assemelha-se ao de um tênis comum, o que o torna extremamente prático, pois não há necessidade de troca. Vale dizer que alguns possuem até cadarço, o que os deixa ainda mais urbanos.


COMO USAR AS SAPATILHAS CORRETAMENTE?

Quem vai começar a usar as sapatilhas pode passar por algumas dificuldades iniciais no encaixe e desencaixe delas nos pedais. No encaixe, a dica é deixar o pedal mais alto e manter o joelho flexionado. Depois, basta pressionar o taco da sapatilha contra o pedal até ouvir um “clique”.

O desencaixe é um pouco mais complicado e pode ser a causa de uma queda para os inexperientes. Nesse caso, é melhor manter a perna estendida, com o pedal mais baixo. Para desencaixar o movimento é lateral, podendo ser para fora ou para dentro. Lembre-se de ir diminuindo a velocidade da bike aos poucos e desencaixar a sapatilha do pedal antes de pará-la, para evitar acidentes.

COMO LIDAR COM O SISTEMA DE CLIPAGEM?

Para que o sistema de clipagem funcione perfeitamente, é fundamental usar a sapatilha adequada para cada trajeto. Outro aspecto que é importante ter em mente é que o sistema Speed é diferente do sistema Mountain Bike, e, portanto, ambos exigem sapatilhas específicas.

Para clipar a sapatilha ao pedal, basta pisar que o ajuste é praticamente automático. Porém, para desclipar é preciso girar o pé para o lado. Até que os ciclistas se acostumem com esses movimentos, alguns tombos podem acontecer.

Mas vale a pena insistir, pois o uso da sapatilha melhora diretamente o rendimento, cansa menos, evita lesões e minimiza dores.

Uma sugestão bacana é treinar várias vezes o encaixe e desencaixe, começar em um ritmo mais lento, e sempre desclipar o pé do pedal antes de parar totalmente, para que possíveis quedas não se transformem em acidentes mais graves. Outra dica é regular a pressão do encaixe, deixando-a mais leve.

COMO MANTÊ-LAS SEMPRE LIMPAS?

As sapatilhas para ciclismo são, normalmente, feitas de couro ou de material sintético. Mas fique atento: apesar do preço um pouco mais barato, as sapatilhas de material sintético costumam aquecer mais os pés, devido à retenção do calor.

Para manter suas sapatilhas sempre limpas e prontas para serem usadas, é indicado fazer a limpeza após os treinos.

Se a sapatilha não estiver muito suja, um pano úmido pode resolver o problema. Mas, se a sujeira for mais pesada, use uma escova macia e água com sabão neutro para limpá-las. Faça uma limpeza bem-feita, principalmente nas presilhas e tacos.

Para secar, basta tirar as palmilhas e colocar algumas folhas de jornal dentro do calçado.

E aí, já está pronto para comprar suas sapatilhas para ciclismo?

Posts Recentes
Arquivo
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page