Please reload

Posts Recentes

Treinamento de Ciclismo em Séries

April 5, 2018

 

Treino de séries

    Alguns ciclistas realizam, rotineiramente, treinos sempre iguais, com um ritmo mais ou menos constante durante todo o percurso. O problema em realizar sempre a mesma rotina de treinos é que chegará em um momento em que não haverá melhora na forma física. Neste caso entra em jogo os treinamentos em séries.

     

    Este tipo de treino consiste basicamente na realização de intervalos com intensidade elevada, seguida de períodos de recuperação. A intensidade das séries, assim como a duração, irá depender do estado físico de cada ciclista.

    Se você é aquele tipo de ciclista que gosta de planificar os treinos durante todo o ano, o ideal antes de fazer treinos em séries é ter a resistência suficiente, e para isso é recomendável fazer um período de treinos denominado de base.

    O objetivo do treino de base é rodar muitas horas com intensidade baixas, este período deve durar de 2 a 3 meses, habitualmente.

    Depois que o ciclista tenha adquirido a resistência com os treinamentos de base é que deverá realizar os treino em séries.

     
    A intensidade das séries

     

    A intensidade das séries pode ser medida pela frequência dos batimentos cardíacos, sendo recomendável não superar 85% da frequência cardíaca máxima. Desta forma o ciclista irá aguentar o ritmo constante durante todas as séries, garantindo assim uma intensidade elevada durante todo o treino, e não somente nas primeiras séries.

     

     

    A duração das séries

     

    O mais importante é encontrar um equilíbrio entre a intensidade e a duração das séries. Se estamos realizando séries com intensidade próxima de 100% a duração deverá ser muito curta, da mesma forma se a intensidade é mais baixa (80-85%) a duração deverá ser maior.

     
    O tempo de recuperação entre as séries

     

    O tempo de recuperação entre as séries sempre será a uma intensidade baixa (60%) e geralmente dura a metade do tempo da série, acrescido de meio minuto. Ou seja, se o ciclista realizou séries de 4 minutos, o tempo de recuperação será de 2 minutos e meio até começar a série seguinte.

     
    O descanso

     

    Da mesma forma que é muito importante expressar o corpo para aumentar o rendimento, o descanso também é muito importante para aumentar o rendimento. Sendo assim, depois de realizar um treino em séries é recomendável rodar suave por dois dias, esse descanso ativo fará com que os músculos possam assimilar o trabalho realiza no treino de séries.

    Share on Facebook
    Share on Twitter
    Please reload

    Siga
    Please reload

    Arquivo
    • Facebook Basic Square
    • Twitter Basic Square
    • Google+ Basic Square

    5º Ciclotour MTB de Taquaritinga

    15 de setembro de 2019

    This site was designed with the
    .com
    website builder. Create your website today.
    Start Now