top of page

Veja por que o ciclismo muda seu cérebro e te faz mais forte mentalmente


Estudos mostram que incorporar o ciclismo em sua rotina diária não é apenas saudável para o seu corpo, mas também para o seu cérebro! Se você já fez ciclismo e notou que seu humor e capacidades mentais pareceram mais fortes que o normal, você realmente experimentou os benefícios comprovados da bicicleta sobre a saúde mental.


A Maioria da população andam de bicicleta como uma maneira de entrar em forma e viver uma vida saudável; no entanto, mesmo aqueles que já gozam de boa saúde física podem melhorar a sua força mental através de ciclismo regularmente. Apenas 30 minutos de ciclismo constante na estrada ou trilha pode melhorar a memória, raciocínio e planejamento. Também tem benefícios cientificamente comprovados para a saúde mental, ajudando a combater a depressão e ansiedade.


A fisiologia do seu cérebro no ciclismo

Andar de bicicleta pode aumentar a capacidade circulatória o seu cérebro da mesma forma que aumenta em seus músculos. Quando pedalamos, o sangue que flui para os músculos aumenta, permitindo que nossos corpos construam mais capilares, fornecendo mais sangue (e, portanto, mais oxigênio) para os músculos. O mesmo processo ocorre em nossos cérebros.

Andar de bicicleta permite que o nosso sistema cardiovascular cresça ainda mais em nossos cérebros, trazendo-os mais oxigênio e nutrientes que podem melhorar o seu desempenho.

Quando andamos de bicicleta, o nosso cérebro também aumenta sua produção de proteínas usadas para a criação de novas células cerebrais. Ao andar de bicicleta regularmente, nós realmente duplicamos (ou mesmo triplicamos) a produção de células em nossos cérebros!

Aumentamos ainda a atividade dos neurotransmissores, permitindo que as regiões do nosso cérebro se comuniquem de forma mais eficaz; melhorando assim nossas habilidades cognitivas.


Os benefícios do ciclismo são especialmente importantes para cérebros em envelhecimento. Estes processos contrariam o declínio natural da função cerebral à medida que envelhecemos. Os cientistas compararam os cérebros de adultos nos seus 60 e 70 anos e descobriram que os cérebros daqueles que participaram regularmente em atividades físicas como ciclismo, na verdade, pareciam mais jovens do que aqueles que não o faziam. Isto prova que o ciclismo pode ajudar a manter nossas mentes com atividades cognitivas normais em nossos anos posteriores.


Ciclismo aumenta nosso bem-estar mental

Pessoas de todas as idades podem experimentar os benefícios das bicicletas no bem-estar psicológico, independentemente da sua saúde física. Pode melhorar a auto percepção e sentimento de autoestima, resultando em maior autoestima.


Estudos têm demonstrado que essas melhorias foram ainda mais fortes para os pacientes de saúde mental e pessoas que sofrem de depressão leve, e podem ser potencialmente tão eficazes quanto a psicoterapia.


Atividades regulares como o ciclismo não só combatem problemas de saúde mental como estes, mas também podem ajudar a preveni-los a longo prazo.


Andar de bicicleta também melhora o nosso humor subjetivo, reduz a ansiedade, e nos permite lidar com o estresse de forma mais eficaz. Aumenta os níveis de serotonina e produção de dopamina no cérebro. Estas são substâncias que nos fazem sentir “felizes” quando são liberados em nossos cérebros.

Serotonina e dopamina não são os únicas substâncias produzidas quando pedalamos. Nossos corpos também produzem endorfinas e canabinóides (sim, canabinóides, da mesma família química associada com o uso da maconha, embora estes sejam produzidos naturalmente por nossos corpos regularmente!).


Quando pedalamos, nossos corpos melhoram a sua capacidade de regular os hormônios como o cortisol e adrenalina. Isso resulta em uma melhor capacidade de lidar com o estresse. Os desequilíbrios hormonais fazem nossos corpos responder ao estresse de forma negativa, por isso é importante ter uma rotina como andar de bicicleta para permitir que as pessoas lidem com o estresse mais facilmente.


Obrigado!



Posts Recentes
Arquivo
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page